quarta-feira, 20 de março de 2013

Kubo Tite: entrevista no evento que ocorreu na Alemanha!

A entrevista foi dada por Kubo Tite no dia 16 de Março de 201o evento Leipziger Buchmesse!!!

     A entrevista foi dada por Kubo Tite no dia 16 de Março de 2013, entre 12h45min e 13h45min, no evento Leipziger Buchmesse (Feira de Livros da Lípsia), na cidade de Lípsia, Saxônia, Alemanha. As perguntas feitas foram feitas pelos usuários do fórum Tokyopop Alemanha, e perguntadas pelo diretor de publicação Dr. Joachim Kaps, via um intérprete (tradutor oral). As respostas de Kubo foram dadas a uma plateia pelo intérprete.

Joachim: Você algum dia imaginou que BLEACH seria tão popular assim?
Kubo: Nunca foi minha intenção criar um mangá que fosse tão popular. Eu apenas desenhei uma história que eu gostaria de desenhar.


J: Há algum personagem em particular que é difícil de desenhar?
K: O Ichigo é bem difícil.


J: O que tem de difícil nele?
K: Basicamente tudo (risos)


J: Então você diria que fez uma escolha ruim em deixar o design dele do jeito que é?
K: Bem… (faz uma cara pensativa). Eu sempre me perguntei por que o Ichigo aparece tanto na história.


J: Porque ele é o protagonista?
K: É, acho que você tem razão (risos)


J: Falando em design, você faria design de personagens para outra coisa que não BLEACH? Como para personagens de videogame?
K: Isso seria muito difícil pra mim, já que eu não sou bom em adivinhar no que as pessoas estão pensando. Talvez seja mais fácil se a linha de pensamento delas for parecida com a minha.

J: Quando pinta uma página, você usa outra coisa além de marcadores?
K: Bom, às vezes eu uso um pouco de lápis de cor. Porém, eu não uso computadores pra pintar, já que eu não tenho muita experiência neles.


J: Muitos leitores se perguntam porque você tende a fazer desenhos tão minimalistas sem cenários de fundo, se focando só nos personagens.
K: Acredito que cenários distraem o leitor para o que o personagem está sentindo.
Sempre que eu deixo de usar fundos nas páginas, é para permitir que os leitores vejam o coração do personagem.


J: Além de mangá, você também gosta de ouvir música. Se tivesse que escolher entre um deles…
K: Eu nunca desistiria de mangá (Plateia o aplaude).


J: Alguns leitores bem informados descobriram que você costuma ouvir música enquanto desenha. É verdade?
K: Sim.


J: E a música combina com a cena? Como: algo calmo quando personagem está muito pensativo ou um rock pesado durante uma luta? (Plateia ri)
K: Às vezes. A música é mais para me dar suporte do que para se encaixar na situação. Eu posso estar ouvindo uma música calma durante uma luta, mas no momento seguinte estar ouvindo algo mais pesado.


J: Vários mangakás possuem assistentes para dar conta da carga de trabalho. Você tem algum assistente?
K: Sim, tenho quatro.


J: Como você distribui o trabalho?
K: Meus assistentes fazem [...] e os cenários. (Ele disse alguma coisa, mas não consegui entender o intérprete. Tinha algo a ver sobre linha).


J: Tem algo que você jamais deixaria um assistente fazer? Algo que o senhor queira muito desenhar?
K: (Sorri) Explosões e outros efeitos. Eles refletem as emoções dos personagens.


J: BLEACH é cheio de línguas diferentes. Os Quincies usam o alemão, os Arrancars o espanhol. Fullbringers o inglês. Por quê?
K: Para os Arrancars, eu acredito que o espanhol soa muito ardente e um pouco erótico, então combina bastante com o estilo de vida selvagem deles. O alemão soa mais frio, cruel e metódico, algo que combina com os métodos dos Quincies. Eu também gostaria de usar o francês alguma hora, porque soa bastante elegante. Mas não consigo imaginar uma boa maneira de incluir isso na história.


J: Acho que já é hora de um pouco de desenho, não acha?
K: Claro. O que você quer que eu desenhe?

J: Isso foi bem legal. Mas vamos mudar de assunto. Quando outras mídias de BLEACH, além do mangá, são criadas (filmes, merchandise, jogos), você se envolve no processo ou não tem tempo pra isso?
K: Eu gostaria de me envolver. Infelizmente, não tenho tempo pra isso.


J: Até onde sabemos, você é um gamer bem fervoroso. Já jogou algum jogo de BLEACH? Se sim, qual seu favorito?
K: Eu joguei todos, mas não sei dizer qual é o favorito. O nome desses jogos soam todos parecidos que eu não consigo distinguir eles (plateia ri).


J: BLEACH tem vários musicais, o que é incrível. Sabemos que você ao menos já viu um deles. O que sentiu?
K: Foi uma situação estranha pra mim. Aquelas pessoas no palco eram uma mistura de atores reais e personagens fictícios que eu criei. Foi um sentimento bem estranho.


J: Vamos falar um pouco sobre o conteúdo de BLEACH agora. Seus leitores alemães gostariam de saber se haverá mais informações sobre a Ururu.
K: Ururu permanecerá como um mistério. Mas talvez eu mude de ideia, se revelar seu passado trouxer algum benefício para a história principal, em alguma hora.


J: E o Grimmjow? Ele aparecerá de novo?
K: Seu futuro será revelado quando a hora certa chegar. (plateia faz som de impaciência)


J: Por que o Kaien e o Ichigo se parecem tanto?
K: O mangá no Japão está abordando isso agora.


J: Bom, então isso quer dizer que uma hora, no futuro, vamos descobrir. E por que Aizen ainda está vivo?
K: Ele ainda é necessário na história.


J: Depois que Kaien morreu, por que Ukitake demorou tanto tempo para escolher um novo Tenente?
K: Nem Sentarou nem Kiyone queriam o posto, então eles faziam o trabalho de Tenente juntos, mesmo sendo 3º oficiais.


J: Ichimaru está morto ou, assim como o Grimmjow, ainda tem chances de reaparecer?
K: Ele está morto (plateia grita em decepção, com eu sendo o que mais faz barulho). Foi melhor para ele morrer naquele momento.


J: Você apresentou Ginjou Kuugo como o primeiro Shinigami Substituto. Por que ele é o primeiro e não o Ichigo?
K: Já teria que existir o conhecimento do método de transformar um humano em um Shinigami Substituto quando a Rukia transformou Ichigo em um. Como ela saberia o procedimento se ela tivesse sido a primeira a fazer isso?


J: Há histórias que você queria contar mas não conseguiu?
K: Histórias não contadas existem pra basicamente todos os personagens da série. Muitas delas foram descartadas devido à falta de tempo. Por exemplo, tem a história do Grimmjow de antes do Aizen dominar o Hueco Mundo. Ela estava bem fresca, mas não pude contá-la.


J: Os leitores estão pedindo cada vez mais por um novo artbook. Há várias novas imagens e personagens, mas nenhum artbook para mostrá-los. Será que o senhor estaria planejando fazer um novo?
K: Meu editor recentemente começou a me pedir para fazer um novo, e perguntam sobre isso frequentemente. Eu adoraria fazer um novo artbook, mas há problemas sobre o melhor momento para isso, que me impedem de fazê-lo.


J: Muito obrigado, Kubo-sensei.

Creditos a Aliança Project.

3 comentários:

  1. Não falaram nada sobre a animação de Bleach, acho que já não vai voltar mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Pessoal até agora foram lançados 59 capitulos do mangá (pouco para transformar em animação)...vamos aguardar!!! =)

    ResponderExcluir

Deixem seu comentário!!!

Anúncios